sábado, 8 de julho de 2017


BOA TARDE
Dou continuidade à publicação nesta página das pequenas crônicas que semanalmente estão sendo lidas no Jornal da Tarde (FM Rádio Padre Cícero, 104,9 de Juazeiro do Norte) nos dias de quartas feiras, sob o título Boa Tarde para Você.
261: (05.07.2017) Boa Tarde para Você, Maíres Alves Cordeiro

Habitualmente eu escolho para a elaboração de uma crônica como essa de hoje, a minha emoção diante da minha homenageada, um fato que se liga a nossa história comum, ou alguma circunstancia que a vida nos reservou e que se torna relevante a esse momento.

Não poderia deixar de escolher para esse dia de hoje uma saudação afetuosa para minha querida amiga Maíres Cordeiro, exatamente porque verifico que os céus conspiraram para tal, reunindo esses motivos que por si só, qualquer deles já seria motivo sobejo para declará-lo publicamente.

No primeiro deles, revelo que a vi crescer, mesmo à distância, no aconchego familiar, para sentir com gratíssima alegria todo o empenho por seu desenvolvimento, por sua educação, até a sua afirmação profissional, como hoje vemos, família e amigos, vibrando por seus sucessos.

Enfim, Maíres, isso em parte decorreu da sua formação superior, bióloga graduada pela URCA, pós graduada em Saneamento Básico e em Educação Ambiental, o que a projetou para a docência em ensino superior e a responder tecnicamente na Cagece, onde serve, na área de produção. 

Detalhar tantos outros momentos, fatos e resultados obtidos nessa trajetória, seria desnecessário porque o que mais temos vivenciado, através de um curriculum tão bem construído e exuberante, só é digno de menção porque tudo isso tem sido muito bem justificado por seu trabalho caprichado.

No dia de hoje, Maíres, porque lhe direi a seguir, invoco a figura amada de sua avó, madrinha e comadre, Maria Assunção Gonçalves, como parte desse afeto comum que nos cerca, a figura eterna que nos inspira e continua viva em nossa memória pela graça de sua vida, pelo brilho de sua obra.

Hoje eu estou em Belo Horizonte para assistir na plateia a Defesa da Tese de Doutoramento da professora Ana Cláudia Lopes de Assunção, da URCA, junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes, da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A tese “Memórias Afetivas, Processos de Vida: Assunção Gonçalves, Artista e Educadora do Cariri Cearense”, será julgada amanhã, dia 6, às 14 horas. 

Com essa tese, a autora abordou a artista juazeirense Assunção Gonçalves e o seu processo de criação desenvolvido a partir da análise dos materiais e técnicas explorados pela artista e de suas contribuições no ensino/aprendizagem na sala de aula. 

Ana Cláudia, Maíres, analisou obras e buscou identificar o processo de criação e suas relações com a cultura local, tendo como foco desse processo a trajetória de vida da artista e as conexões com sua produção, reconhecendo seu estilo, temáticas abordadas, técnicas e materiais explorados. 

Importante dizer que a professora Ana Cláudia tratou de identificar as influências que a pintura de Assunção exerce sobre a cultura local e de que forma a artista organizou e sistematizou suas ideias e seus questionamentos para realizar suas pinturas. 

Assunção Gonçalves é referenciada por sua obra porque é reconhecida como guardiã da memória da cidade de Juazeiro do Norte e como Mestre da Cultura, uma artista que manifestava sua arte em outras direções como pela fama de suas rendas de bilros e pela beleza de sua confeitaria.

Inclusive, Maíres, no andamento da pesquisa, Ana Cláudia realizou experimentos com materiais e técnicas trabalhados por Assunção que resultaram numa produção artística que abrange tanto os questionamentos, os procedimentos e as metodologias tanto da artista quanto da pesquisadora. 

Amanhã às 13 horas, na mesma Escola, será aberta uma exposição com o mesmo título da tese, contendo nove telas que foram realizadas por ela, a partir da temática e da técnica de Assunção.

Ela elaborou um caderno de processo com o registro da pesquisa sobre os materiais e técnicas de pintura, com o qual pretende dar visibilidade à trajetória de vida de Assunção Gonçalves, como artista e educadora, podendo ser fonte de referência para o ensino/aprendizagem de Arte.

Então, minha amiga, veja a minha alegria em participar desse momento e relatar para vocês todos, família e amigos de Assunção, a tal lonjura do Juazeiro, como a Nêga será referida pela grandeza de sua arte. 
Celebrando o centenário de Assunção, eu me emocionei com seu depoimento na rede social, porque se já falávamos em arte, você ali só falava de amor e essa era a grande graça entre duas pessoas que se amaram profundamente, além da arte, e muito além do tempo que se foi. 
(Crônica lida durante o Jornal da Tarde, da FM Padre Cícero, Juazeiro do Norte, em 05.07.2017)

O CINEMA ALTERNATIVO NO CARIRI

CINE CAFÉ VOLANTE (CASA GRANDE, NOVA OLINDA)
O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, promove sessões semanais de cinema no seu Cine Café, na cidade de Nova Olinda (Fundação Casa Grande), com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe no próximo dia 14, sexta feira, às 19 horas, o filme INTOCÁVEIS (Intouchables, FRANÇA, 2011, 112 min). Direção de Eric Toledano, Olivier Nakache. Sinopse: Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado.

CINE CAFÉ VOLANTE (FAMED, BARBALHA)
O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, promove sessões semanais de cinema no seu Cine Café, na cidade de Barbalha (ufca, Campus Barbalha, Auditório da Faculdade de Medicina), com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe no próximo dia 14, sexta feira, às 19 horas, o filme EMBRIAGADO DE AMOR (Punch-Drunk Love, EUA, 2002, 89 min). Direção de Paul Thomas Anderson. Sinopse: Barry Egan (Adam Sandler) é um pequeno empresário que passa por dificuldades financeiras. Tendo sido criado ao lado de 7 irmãs, a infância de Barry foi difícil e repleta de abusos, deixando-o com medo de amar. Até que entra em sua vida Lena Leonard (Emily Watson), uma misteriosa mulher por quem Barry se apaixona. Mas para ficar ao lado de sua amada Barry precisará viajar para o Havaí e enfrentar uma quadrilha de mafiosos.

CINE ELDORADO (JUAZEIRO DO NORTE)
O Cine Eldorado (Cantina Zé Ferreira, Rua Padre Cícero, 158, Centro, Juazeiro do Norte), com entrada gratuita e com a curadoria e mediação do prof. Edmilson Martins, exibe no dia 14, sexta feira, às 19 horas, dentro do Festival Mazzaropi, o filme NO PARAISO DAS SOLTEIRONAS (Brasil, 1969, 95min). Direção de Amacio Mazzaropi. Sinopse: Um caboclo do interior resolve tentar a vida na cidade. No hotel onde se hospeda, é alvo de olhares indiscretos de algumas solteironas. Envolve-se em uma intriga com a dona do hotel, é colocado às voltas com uma quadrilha e um grupo de ciganos, mas tudo termina bem para ele.

CINE CAFÉ (CCBNB, JUAZEIRO DO NORTE)
O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, (Rua São Pedro, 337, Juazeiro do Norte), realizando sessões semanais de cinema no seu Cine Café, com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe no dia 15, sábado, às 17:30 horas, o filme REDE DE INTRIGAS (Network, EUA, 1976, 121min). Direção de Sidney Lumet. Sinopse: O âncora Howard Beale (Peter Finch) recebe a notícia de que está demitido em razão dos seus baixos índices de audiência. Um dia, com o programa no ar, comunica a sua saída da emissora e avisa que se matará ao vivo na próxima semana. É imediatamente afastado, mas diante dos apelos do público a emissora decide voltar atrás. A partir de então ele passa a encarnar o profeta louco e seu comportamento insano tem recepção altamente positiva. As pessoas responsáveis pela sua ascensão, no entanto, agora precisam encontrar uma forma de detê-lo.

ASSUNÇÃO & ASSUNÇÃO: TESE E EXPO. EM BH (II)


Conforme já havíamos divulgado nesta Coluna (24.06) aconteceu na última quinta feira (06.07), às 14:00 horas, na Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Campus da Pampulha (Belo Horizonte, MG), a defesa de Tese de Doutoramento da professora Ana Cláudia Lopes Assunção, do Departamento de Artes da Universidade Regional do Cariri, URCA, perante o Programa de Pós-Graduação em Artes, da EBA-UFMG, Campus da Pampulha (Belo Horizonte, MG), sob o título: MEMÓRIAS AFETIVAS, PROCESSOS DE VIDA: ASSUNÇÃO GONÇALVES, ARTISTA E EDUCADORA DO CARIRI CEARENSE. A Banca Examinadora foi constituída por: Profa. Lucia Gouvea Pimentel (UFMG) (Orientadora); Profa. Rejane Galvão Coutinho (UNESP); Prof. Fábio José Rodrigues da Costa (URCA); Prof. Leôncio José Gomes Soares (UFMG); Profa. Rosita Kolb Bernardes (UFMG). Durante a sessão que durou aproximadamente 4 horas, após a abertura dos trabalhos a presidente, profa. Lúcia apresentou os membros da banca e passou a palavra para a candidata que teve 30 minutos para apresentar uma síntese de sua Tese. Durante a arguição da candidata, os diversos examinadores fizeram muitos elogios, comentários e observações no sentido de ampliar o foco, a forma e as ideias aí veiculadas. Uma coisa que impressionou os examinadores foi o volume de informações contidas na tese pois ela é apresentada em 5 volumes com os conteúdos de Introdução, a artista Assunção Gonçalves, a arte de Assunção Gonçalves, o Contexto, e Experimentos. Interessante observar que a autora procurou realizar experimentos para tentar reproduzir técnicas utilizadas pela artista e disso se houve tão bem que o resultado está contido na exposição de nove telas. Ao final da sessão, a banca examinadora se reuniu reservadamente e no retorno das atividades foi lida a ata da sessão, com a qual ficou firmado que a candidata cumpriu essa penúltima etapa formal para a obtenção do seu título de Doutora em Artes, tendo sido aprovada. Consta da Ata que Ana Cláudia terá o prazo de 60 dias para depositar na Coordenação da Pós-Graduação da Escola de Belas Artes o exemplar definitivo de sua Tese Doutoral. Na montagem fotográfica, de cima para baixo: 1.Durante a defesa da Tese de Doutoramento: Ana Cláudia Lopes Assunção. 2. Durante a defesa da Tese de Doutoramento, da esq. para a dir.: Profa. Rosita Kolb Bernardes; Prof. Leôncio José Gomes Soares; Profa. Lucia Gouvea Pimentel; Prof. Fábio José Rodrigues da Costa; e Profa. Rejane Galvão Coutinho. 3. Durante a abertura da Exposição, da esq. para a dir.: Prof. Fábio José Rodrigues da Costa; Profa. Rejane Galvão Coutinho; Profa. Ana Cláudia Lopes Assunção; Profa. Lucia Gouvea Pimentel; Renato Casimiro; Profa. Rosita Kolb Bernardes; Prof. Leôncio José Gomes Soares.