sábado, 1 de julho de 2017

COLUNA 500
Com essa edição chegamos à marca das quinhentas colunas postadas entre o antigo Juaonline, o Portal de Juazeiro e por último com esse título de Coluna de Renato. Nunca me preocupei, efetivamente, em saber quantos estão acessando essa página que já foi mais frequente e terminou como agora, semanalmente. Em edições anteriores foi possível postar coluna muito substanciosa, até com mais de 30 páginas, ilustradas. Aqui tratamos bastante sobre a memória da cidade e sua história, sua vida cultural, bem como muita informação que sempre julgo do interesse, mesmo que de uns poucos. Nunca veiculamos violência ou desrespeito, procurando honrar a credibilidade que de certo modo foi sendo consquistada. Assim vamos em frente, e para tanto é necessário agradecer-lhes, os leitores habituais dessas linhas. Muito grato, mesmo, pela oportunidade desse exercício sempre que possível crítico, mesmo que nas entrelinhas. Desejo agradecer muito a Daniel Walker que é o mentor desse trabalho, animador e responsável técnico pela inserção dos textos/imagens na web. Sem ele isso, seguramente não seria realidade. Igualmente devo mencionar essa solidária parceria que alimentamos há muitos anos e que tem nesse propósito uma profunda identidade, especialmente no campo da ética e da moral. Mas, também, com a finalidade de gerar conhecimento que de fato seja útil, para que esse canal não seja uma via menor, para que não pratiquemos uma ação insignificante, contribuindo para o desembarque do que há de lixo na rede mundial de computadores. 

BOA TARDE
Dou continuidade à publicação nesta página das pequenas crônicas que semanalmente estão sendo lidas no Jornal da Tarde (FM Rádio Padre Cícero, 104,9 de Juazeiro do Norte) nos dias de quartas feiras, sob o título Boa Tarde para Você.

260: (28.06.2017) Boa Tarde para Você, Reginaldo Neves

Não se surpreenda e não me venha dizer, meu caro amigo Reginaldo, que não se acha digno dessa menção pública que lhe faço a propósito de sua imensa e tão continuada dedicação ao movimento do Encontro de Casais com Cristo, no âmbito da Paróquia São Francisco das Chagas.


Há mais de cinco anos venho merecendo sua atenção com o empenho pessoal de por em minhas mãos O Encontreiro, órgão de periodicidade mensal do ECC Franciscano que, dentre outras grandes virtudes nos revela a vitalidade de uma cruzada de trinta anos ininterruptos.

Essa semana que passou, tratamos disso quando nos reencontramos e você me presenteou com a edição de número 300 do jornal alentado, em oito bem coloridas e substanciosas páginas, a revelar a exuberância desse trabalho que toma corpo e alma, pelo zelo tanto de si como de Lucilene.

Não é de se estranhar se ao rememorar tanta fidelidade e entusiasmo que isso já nos apareça de forma clara, determinada e entusiástica, há vinte anos, nas quase 400 páginas do livro Soldados da Paz e do Amor, com o mesmo gesto solidário e amoroso de vocês dois.

Naquela época, 1997, o movimento já exibia folha considerável de realizações, na transcorrência de seu primeiro decênio, e as densas folhas desse relato já eram o testemunho eloquente da vibração, não apenas de um dos seus casais mais emblemáticos, mas a expressão legítima de seus êxitos.

Já significava, sem dúvida, a colheita de terreno fértil de uma semeadura importante da obra pioneira, nacionalmente, do Pe. Alfonso Pastore e do esforço mais local desencadeado pelo salesiano Pe. Pedro Lapo pelo Cariri. 

Daí por diante, vocês tem construído uma grande história de solidariedade humana que reflete a maturidade de um amplo colegiado que tem tratado da maturação da mensagem evangélica, de forma insaciável, diria, na busca da prestação de um serviço que se esmera pela grandeza do Reino.

Percebo isso na leitura mensal de O Encontreiro, em seus 26 anos de existência, a refletir a luminosa dedicação do que vocês tratam como “a tribo franciscanas” de uma brilhante pauta de atividades marcadas pela preocupação de servir, muito mais que ser servido.

E o jornal, de há muito, provavelmente nas suas mais recentes setenta edições que tenho lido, anotado, colecionado e preservado para outros e futuros olhares, é um exemplo fascinante do registro que se impõe no tempo para a conservação desse ideal que o movimento encerra.

Quero crer que isso aconteça, no âmbito dessa Paróquia franciscana, com sérias e importantes repercussões em todo o movimento regional, a partir da iluminada visão de seu diretor espiritual, Frei Raimundo Barbosa Filho, por tanto empenho e apoio concedido e que só fortalece sua missão.

Temos em comum, Reginaldo, o sentimento de que Frei Barbosa é parte daquilo que simploriamente podemos apresentar como um marco divisor da maior significância dessa que é a nossa terceira paróquia, pois com tantos méritos, ele está hoje para nós, entre o antes e o depois. 

De longa data, há uns 60 anos passados, especialmente quando ali mais uma vez me confirmei cristão, recebendo a primeira eucaristia, no ano de sua consagração, em 1956, eu dedico uma enorme reverência a esse marco de nossa fé, entranhada naquela obra gigantesca daqueles frades.

É sempre bom lembrar e agradecer a missão grandiosa empreendida pelos pioneiros como Frei Francisco de Milão, Frei Mirocles de Solzago, Frei Jesualdo de Cologno, Frei Virgílio de Messejana, Frei Conrado de Palmácia, Frei Leônidas de Torres e Frei Bernardo de Viçosa. 

O Movimento do Encontro de Casais com Cristo da Paróquia São Francisco de Juazeiro do Norte, sem qualquer sombra de dúvida é o mais legítimo dos herdeiros dessa legenda de trabalho comunitário, a expressão mais sincera e eficiente da convicção e da firmeza da fé de São Francisco. 

Por isso, meu caro amigo Reginaldo Neves, receba essa modesta louvação que destino ao seu meritório trabalho, ao lado de sua amada Lucilene, como também pretende tributar a um sem número de casais que ao longo desses 30 anos se tornaram corpo e alma da missão do ECC.

O Encontreiro para muitos de nós é um exemplo de longevidade, pois poucos chegaram a sua marca, e é um exemplo de veiculo de imprensa pela vibração em transmitir sua mensagem.

Afinal, você tem razão quando nos fala que esse porta voz de seus ideais é motivo de orgulho para todos os que fazem a comunidade franciscana, o que é verdade também para todos nós. 
(Crônica foi lida durante o Jornal da Tarde, da FM Padre Cícero, Juazeiro do Norte, em 28.06.2017)

O CINEMA ALTERNATIVO NO CARIRI
 
CINE CAFÉ (CCBNB, JN)
O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, (Rua São Pedro, 337, Juazeiro do Norte), realizando sessões semanais de cinema no seu Cine Café, com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe HOJE 1º, sábado, às 17:30 horas, o filme CADA UM VIVE COMO QUER (Five Easy Pieces, EUA, 1970, 98min). Direção de Bob Rafelson. Sinopse: Robert Eroica Dupea (Jack Nicholson) é um ex-pianista clássico que rejeita seu modo de viver, passando a trocar constantemente de mulher e emprego.

CINE CAFÉ VOLANTE (MISSÃO VELHA)
O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, promove sessões semanais de cinema no seu Cine Café, na cidade de Missão Velha (URCA Campus Missão Velha (R. Cel. José Dantas, 932 - Centro), com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe no próximo dia 6, quinta feira, às 19 horas, o filme PLATOON (Platoon, EUA/GBR, 1987, 120min). Direção de Oliver Stone. Sinopse: No Vietnã, um soldado descobre a realidade da guerra, quando vai parar na infantaria, uma divisão em que os conflitos entre dois sargentos levam a uma batalha interna de vida ou morte. 

CINE CAFÉ VOLANTE (NOVA OLINDA)
O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, promove sessões semanais de cinema no seu Cine Café, na cidade de Nova Olinda (Fundação Casa Grande), com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe no próximo dia 7, sexta feira, às 19 horas, o filme UM CONTO CHINÊS (Un Cuento Chino, ESP/ARG, 2011, 200 min). Direção de Sebastián Borensztein. Sinopse: O ranzinza Roberto trabalha numa loja de ferragens, e vive de maneira metódica. Mas sua rotina muda quando um chinês que não fala uma palavra de espanhol aparece em seu caminho, e ele decide ajudar o adorável forasteiro.
 
CINE ELDORADO (JUAZEIRO DO NORTE)
O Cine Eldorado (Cantina Zé Ferreira, Rua Padre Cícero, 158, Centro, Juazeiro do Norte), com entrada gratuita e com a curadoria e mediação do prof. Edmilson Martins, exibe no dia 7, sexta feira, às 19 horas, dentro do Festival Oscar (1979), o filme O FRANCO ATIRADOR (The Deer Hunter, Reino Unido/EUA, 1979, 183min). Direção de Michael Cimino. Sinopse: Os amigos Michael (Robert De Niro), Steven (John Savage) e Nick (Christopher Walken) são operários de uma fábrica na Pensilvânia que se alistam nas forças armadas para lutar na Guerra do Vietnã. Eles se despedem da família e dos amigos na festa de casamento de Steven e partem para a batalha. Um tempo depois, são capturados pelos vietcongues e passam por torturas físicas e psicológicas, sendo obrigados a jogar roleta russa entre eles. Os três amigos vão lutar para escapar dessa prisão.
CINE CAFÉ (CCBNB, JN)
O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, (Rua São Pedro, 337, Juazeiro do Norte), realizando sessões semanais de cinema no seu Cine Café, com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibirá NO PRÓXIMO SÁBADO, DIA 8, sábado, às 17:30 horas, o filme MANHATTAN (Manhattan, EUA, 1979, 96min). Direção de Woody Allen. Sinopse: Nascido em Manhattan, Isaac Davis, 42 anos, tem um emprego que ele odeia, uma namorada de dezessete anos que ele não ama, e uma ex-esposa lésbica, Jill, que está escrevendo um livro escancarando o casamento deles...
NOVOS LOGRADOUROS
Uma nova rua foi aberta na cidade, conrome a LEI Nº 4727, DE 19 DE JUNHO DE 2017: Art. 1º – Fica autorizada a abertura de uma via pública, com a denominação de RUA VICENTE SOBREIRA DA ROCHA, na Área Institucional pertencente ao Município, no Loteamento Conviver Juazeiro VII, no bairro Frei Damião, no sentido oeste/leste, numa extensão de 112,10m (cento e doze metros vírgula dez centímetros) por 7,00m (sete metros) de largura, com início na Rua Francisco Martins de Souza até a Rua S.D.S. (Infelizmente não foi possível identificar no mapa da cidade essa rua S.D.S.)

Uma nova praça está sendo construída “lentamente” no bairro Limoeiro, para prestar uma significvativa homenagem a um dos homens mais ilustrados dessa cidade, conforme a LEI Nº 4728, DE 19 DE JUNHO DE 2017: Art. 1º – Fica denominada de PRAÇA DR. GENEFLIDES MATOS, a praça que está sendo construída no Bairro Limoeiro, entre as ruas Madre Nely Sobreira e Rua Vereador Antônio Brás, nesta cidade de Juazeiro do Norte, Estado do Ceará. Autoria: Vereadora Rita de Cássia Monteiro Gomes
CIDADÃ JUAZEIRENSE

RESOLUÇÃO N.º 846 DE 22 DE JUNHO DE 2017 Concede Título Honorífico de Cidadã Juazeirense e adota outras providências. O Presidente do Poder Legislativo de Juazeiro do Norte, Estado do Ceará, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e eu promulgo, a seguinte Resolução: Art. 1.º - Fica concedido Título Honorífico de Cidadã Juazeirense a JOANA RODRIGUES, pelos inestimáveis serviços prestados à comunidade. Autoria: Rita de Cássia Monteiro Gomes; Coautoria: José Tarso Magno Teixeira da Silva e Jacqueline Ferreira Gouveia; Subscrição: Paulo José de Macêdo, Francisco Demontier Araújo Granjeiro, Antônio Vieira Neto, Damian Lima Calú, Domingos Sávio Morais Borges, Glêdson Lima Bezerra, José Barreto Couto Filho, Rosane Matos Macêdo, Auricélia Bezerra e Luciene Teles de Almeida.