sábado, 12 de março de 2016




COMENDA MEMÓRIAS DO JUAZEIRO
No próximo dia 24, dia do aniversário do nosso patriarca, Pe. Cícero Romão Baptista, a AFAJ, Associação dos Filhos e Afilhados de Juazeiro do Norte, entidade sediada em Fortaleza, e presidida atualmente pelo Dr. Odival Limeira Lima, estará reunindo a sociedade do Cariri para a décima sexta concessão da Comenda Memórias de Juazeiro, este ano atribuída, in memoriam, aos senhores Leandro Bezerra, Mauro Sampaio e Odílio Camilo. O acontecimento ocorrerá no auditório do Memorial Padre Cícero, na quinta feira da quaresma, às 20 horas, e contará com uma delegação de Fortaleza com cerca de 50 pessoas, todos integrantes da Associação. Esta coluna dará melhores in formações noutra edição.

O CINEMA ALTERNATIVO NO CARIRI

O Abutre : Poster
CINEJURIS (FAP, JN)
Esta é outra atividade para os alunos da Faculdade Paraiso do Ceará (FAPCE), que como está aberta à comunidade, pode ser incluída no circuito alternativo de cinema do Cariri. A sessão mensal está programada para o dia 12, sábado, de 8:30 às 11:30h, na Sala de Vídeo da Biblioteca, na Rua da Conceição, 1228, Bairro São Miguel. Informações pelo telefone: 3512.3299. Neste mês de Março está em cartaz, o filme O ABUTRE (Nightcrawler, EUA, 2014, 117min). Direção de Dan Gilroy. Sinopse: Enfrentando dificuldades para conseguir um emprego formal, o jovem Louis Bloom (Jake Gyllenhaal) decide entrar no agitado submundo do jornalismo criminal independente de Los Angeles. A fórmula é correr atrás de crimes e acidentes chocantes, registrar tudo e vender a história para veículos interessados.

CINEMARANA (SESC, CRATO)
O Cinemarana (Teatro Adalberto Vamozi, SESC, Rua André Cartaxo, 443, Crato), com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe no próximo dia 14, segunda feira, às 19 horas, o filme O MENINO E O MUNDO (Brasil, 2013, 80min). Direção de Alê Abreu. Sinopse: Cuca é um menino que vive em um mundo distante, numa pequena aldeia no interior de um mítico país. (Da Sétima Revista de Cinema, Ano 3, nº 29, março, 2016) 





BIBLIOCINE (FAP, JN)
A Faculdade Paraiso do Ceará (FAPCE), está incluída no circuito alternativo de cinema do Cariri, embora seja restrito aos alunos desta Faculdade. As sessões são programadas para as terças e quintas feiras, de 12:00 às 14:00h, na Sala de Vídeo da Biblioteca, na Rua da Conceição, 1228, Bairro São Miguel. Informações pelo telefone: 3512.3299. Neste mês de Março está em cartaz, o filme JOGO DE PODER (Fair game, Emirados Árabes/EUA, 2004, 106min). Direção de Doug Liman. Sinopse: O diplomata Joseph Wilson (Sean Penn) escreveu um editorial para o jornal New York Times, no qual alega que a administração do presidente George W. Bush manipulou informações de relatórios sobre a existência de armas de destruição em massa no Iraque, de forma a justificar a invasão. Como retaliação Valerie Plame (Naomi Watts), esposa de Wilson e agente secreta da CIA, tem sua identidade revelada intencionalmente. É o início da luta de Wilson para que os responsáveis por este ato, um crime federal, sejam punidos. Ao mesmo tempo Valerie precisa se adaptar à nova realidade, afastada do trabalho e com a vida exposta pela imprensa.

ARTE RETIRANTE (SESSÃO CURUMIM)
O Centro Cultural BNB promove de forma itinerante (Arte Retirante) uma sessão de cinema para crianças, denominada Sessão Curumim, em diversas cidades do Cariri, com entrada gratuita, exibe no próximo dia 15, terça feira, às 14 horas, no Orfanato Jesus, Maria José, em Juazeiro do Norte (Rua Cel. Antonio Pereira, 64 Santa Tereza) o filme DUMBO (Dumbo, EUA, 1941, 64min). Direção de Bem Sharpsteen, Norman Fergunson e Wilfred Jackson. Elenco: Sinopse: Quando a cegonha chega, igual a todos os anos, para entregar os bebês às suas mães no circo, a senhora Jumbo se depara com uma surpresa: seu pequeno Jumbo Jr. tem orelha grandes demais para um elefante recém nascido. Logo que os outros animais o vêem, começam a zombar dele, o que leva a mamãe elefanta à ira, e os domadores do circo decidem confiná-la. Ridicularizado e sozinho, Jumbo Jr. ganha o apelido de Dumbo (estúpido em inglês) e com a ajuda de um amigável ratinho, ele descobre que graças as suas enormes orelhas pode voar.
CINEMATÓGRAPHO (SESC, JN)
O Cinematógrapho (Teatro Patativa do Assaré, SESC, Rua da Matriz, 227, Juazeiro do Norte), com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe no próximo dia 16, quarta feira, às 19 horas, o filme HANNAH ARENDT (Hannah Arendt, Alemanha, 2012, 113min). Direção de Margarethe von Trotta. Sinopse: Um olhar sobre a vida da filósofa judia Hannah Arendt, através de sua cobertura para a revista The New Yorker acerca do julgamento dos crimes de guerra cometidos pelo nazista Adolf Eichmann. (Da Sétima Revista de Cinema, Ano 3, nº 29, março, 2016)




CINEMA NORDESTE (CCBNB, JN)
O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, (Rua São Pedro, 337, Juazeiro do Norte), realizando sessões semanais de cinema, com entrada gratuita e fruto da parceria Procult-UFC e o CCBNB, exibe no próximo dia 17, quinta feira, às 18:30 horas, documentários produzidos pelo cineasta paraibano Kennel Rógis.

CINE CAFÉ VOLANTE (MISSÃO VELHA)
O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, promove sessões semanais de cinema no seu Cine Café, na cidade de Missão Velha (Auditório do Centro Social Urbano, CSU), com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe no próximo dia 17, quinta feira, às 19 horas, o filme THELMA E LOUISE (Thelma e Louise, EUA, 1991, 130min). Direção de Ridley Scott. Sinopse: Duas amigas resolvem deixar tudo para trás num fim de semana. Após se envolverem em muitos problemas acabam perseguidas pela polícia. (Da Sétima Revista de Cinema, Ano 3, nº 29, março, 2016)






CINE CAFÉ VOLANTE (NOVA OLINDA)


O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, promove sessões semanais de cinema no seu Cine Café, na cidade de Nova Olinda (Fundação Casa Grande), com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe no próximo dia 18, sexta feira, às 19 horas, o filme LANTERNAS VERMELHAS (Da hong deng long gao gao gua, China/Hong Kong/Taiwan, 1991, 125min). Direção de Zhang Yimou. Sinopse: Na China, um rico senhor estimula a concorrência cruel e desumana entre suas esposas. (Da Sétima Revista de Cinema, Ano 3, nº 29, março, 2016)





CINE ELDORADO (JN)
O Cine Eldorado (Cantina Zé Ferreira, Rua Padre Cícero, Juazeiro do Norte), com entrada gratuita e com a curadoria e mediação do prof. Edmilson Martins, exibe no próximo dia 18, sexta feira, às 20 horas, dentro do Festival Chaplin, o filme EM BUSCA DO OURO (Thed Gold Rush, EUA, 1925, 112min). Direção de Charlie Chaplin. Sinopse: No Alasca, Carlitos (Charles Chaplin) tenta a sorte como garimpeiro em meio a corrida do ouro de 1898. Lá ele conhece o gordo McKay (Mack Swaim), com quem cria bastante confusão após uma tempestade de neve, e se apaixona por uma dançarina (Georgia Hale).


CINE CAFÉ (CCBNB, JN)
O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, (Rua São Pedro, 337, Juazeiro do Norte), realizando sessões semanais de cinema no seu Cine Café, com entrada gratuita e com curadoria e mediação de Elvis Pinheiro, exibe no próximo dia 19, sábado, às 17:30 horas, o filme FEIOS, SUJOS E MALVADOS (Brutti sporchi e cattivi, Itália, 1976, 115min). Direção de Etore Scola. Sinopse: Giacinto mora com a esposa, os dez filhos e vários parentes num barraco de uma favela de Roma. (Da Sétima Revista de Cinema, Ano 3, nº 29, março, 2016)






CINE CAFÉ VOLANTE (VÁRZEA ALEGRE)
O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, promove sessões semanais de cinema no seu Cine Café, na cidade de Várzea Alegre (Associação Comunitária Manoel Rodrigues, Sítio Umari dos Costas, Várzea Alegre), com entrada gratuita, exibe no próximo dia 19, sábado, às 18 horas, o filme ANTONINHA (Brasil, 2011, 20min). Direção de Laércio Ferreira Filho. Sinopse: No filme, o Sertão vive um longo período de seca verde e os agricultores se veem obrigados a apelar para as superstições e crendices. Uma delas é roubar a imagem de São José, da residência do Coronel João Bezerra Vanderley, grande proprietário de terras do Sertão nordestino. O roubo do santo provoca grande fúria no coronel, que ameaça mandar embora todos os moradores. Em meio ao desespero, a menina Antoninha, filha de um morador, destaca-se pela ousadia e determinação, despertando o olhar do coronel.

NOVOS CIDADÃOS JUAZEIRENSES
RESOLUÇÃO N.º 811 DE 01 DE MARÇO DE 2016 Concede Título Honorífico de Cidadão Juazeirense e adota outras providências. Art. 1.º - Fica concedido, nos termos do Artigo 198 e seguintes da Resolução de n.º 297/2001 (Regimento Interno), o Título Honorífico de Cidadão Juazeirense ao Senhor JORGE MÁRIO BERGOGLIO – Sua Santidade Papa Francisco. Art. 2.º - A honraria será entregue em Sessão Solene destinada a esse fim, em data a ser estabelecida pela Mesa Diretora da Câmara. Art. 3.º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Autoria: João Alberto Morais Borges; Coautoria: Rita de Cássia Monteiro Gomes; Subscrição: José Ivan Beijamim de Moura, José Nivaldo Cabral de Moura, Cícero Claudionor Lima Mota, José Tarso Magno Teixeira da Silva, José Adauto Araújo Ramos, Normando Sóracles Gonçalves Damascena, Antônio Cledmilson Vieira Pinheiro, Rubens Darlan de Morais Lobo, Paulo José de Macêdo, Danty Bezerra Silva, José Vieira Neto, Auricélia Bezerra e Maria Calisto de Brito Pequeno. 

RESOLUÇÃO N.º 812 DE 01 DE MARÇO DE 2016 Concede Título Honorífico de Cidadão Juazeirense e adota outras providências. Art. 1.º - Fica concedido, nos termos do Artigo 198 e seguintes da Resolução de n.º 297/2001 (Regimento Interno), o Título Honorífico de Cidadão Juazeirense ao Reverendíssimo PADRE JOÃO CARLOS PERINI, pelos relevantes serviços prestados a comunidade juazeirense. Art. 2.º - A presente Resolução entra em vigor na data de sua publicação. Art. 3.º - Ficam revogadas as disposições em contrário. Autoria: Maria de Fátima Ferreira Torres; Subscrição: José Ivan Beijamim de Moura, José Nivaldo Cabral de Moura, Cícero Claudionor Lima Mota, José Tarso Magno Teixeira da Silva, José Adauto Araújo Ramos, Normando Sóracles Gonçalves Damascena, Antônio Cledmilson Vieira Pinheiro, Rubens Darlan de Morais Lobo, Paulo José de Macêdo, Pedro Bertrand Alencar Montezuma Rocha, Antônio Vieira Neto, Francisco Alberto da Costa, Maria Calisto de Brito Pequeno e Auricélia Bezerra. 

RESOLUÇÃO N.º 813 DE 01 DE MARÇO DE 2016 Concede Título Honorífico de Cidadão Juazeirense e adota outras providências. Art. 1.º - Fica concedido, nos termos do Artigo 198 e seguintes da Resolução de n.º 297/2001 (Regimento Interno), o Título Honorífico de Cidadão Juazeirense ao Senhor HÉLIO CHAGAS LEITÃO NETO, pelos relevantes serviços prestados à comunidade juazeirense. Art. 2.º - A presente Resolução entra em vigor na data de sua publicação. Art. 3.º - Ficam revogadas as disposições em contrário. Autoria: José Tarso Magno Teixeira da Silva; Coautoria: Cláudio Sergei Luz e Silva, Glêdson Lima Bezerra; Subscrição: José Nivaldo Cabral de Moura, José Adauto Araújo Ramos, Normando Sóracles Gonçalves Damascena, Antônio Cledmilson Vieira Pinheiro, João Alberto Morais Borges, Maria Calisto de Brito Pequeno, Auricelia Bezerra e Rita de Cássia Monteiro Gomes. 

RESOLUÇÃO N.º 814 DE 01 DE MARÇO DE 2016 Concede Título Honorífico de Cidadão Juazeirense e adota outras providências. Art. 1.º - Fica concedido o Título Honorífico de Cidadão Juazeirense ao Senhor DAMIÃO SILVA LEMOS, pelos inestimáveis serviços prestados à nossa comunidade. Art. 2.º - A presente Resolução entra em vigor na data de sua publicação. Art. 3.º - Revogam-se as disposições em contrário. Autoria: José Tarso Magno Teixeira da Silva; Coautoria: Cláudio Sergei Luz e Silva e Glêdson Lima Bezerra; Subscrição: José Nivaldo Cabral de Moura, João Alberto Morais Borges Normando Sóracles Gonçalves Damascena, Antônio Cledmilson Vieira Pinheiro, Pedro Bertrand Alencar Montezuma Rocha, José Adauto Araújo Ramos e pelas Vereadoras Auricélia Bezerra, Maria Calisto de Brito Pequeno, Rita de Cássia Monteiro Gomes e Maria de Fátima Ferreira Torres.

BOA TARDE (I)
Dou continuidade à publicação nesta página das pequenas crônicas que estão sendo lidas no Jornal da Tarde (FM Rádio Padre Cícero, 104,9 de Juazeiro do Norte) nos dias de segundas, quartas e sextas feiras, sob o título Boa Tarde para Você.
219: (07.03.2016) Boa Tarde para Você, Maria Helena Macedo Sampaio
No ano passado, numa dessas crônicas, eu tive a lembrança de fazer um pouco de memória sobre o Grupo Padre Cícero, nos seus mais de noventa anos de existência, realçando esta sua missão civilizadora, tendo à frente figuras notáveis do magistério juazeirense. Na oportunidade fiz questão de nomear cada uma de suas diretoras, a partir de Maria Gonçalves da Rocha Leal, criatura que me impressionou tanto por seu porte, cultura e vocação, terminando por mencionar a sua diretora atual, a professora Maria Helena Macedo Sampaio. Há uns dias passados tive o prazer de voltar ali e ser recebido por ela, o que me ensejou conhecer um pouco mais da instituição e de seu cotidiano, agora que é parte do patrimônio educacional e da gestão municipal. Quero manifestar a si, professora Maria Helena, os meus agradecimentos por tão simpática e fraterna acolhida na curta visita que, a rigor, me encheu de emoção ao verificar que, mesmo em meio a tantas e por vezes injustificadas dificuldades, segue a velha escola o seu caminho. No nosso trânsito diário pelas redondezas do Socorro, muitos de nós temos quase um encontro diário com o velho Grupo, na lembrança com uma destas heranças dos tempos do Patriarca, porque tendo sido a primeira escola pública estadual, ela se mantém vistosa, um marco da arquitetura de então, outrora emoldurada por palmeiras e muro de proteção. Foi este um primeiro sentimento que me ocorreu, professora Helena, ao ver a situação atual quando até nos parece que o Grupo hoje sobrevive, graças a uma manutenção deficitária que em princípio negligencia sobre esta sua fisionomia, de grande valia para sua existência e função. As palmeiras estão morrendo e a inexistência de uma melhor proteção na cercadura do estabelecimento, o tem colocado como alvo frequente de vandalismo e de atentados à segurança dos docentes, funcionários e alunos, por investidas de gente marginal e contra o patrimônio. Por inúmeras histórias, sou testemunha do quanto, diretoras como a senhora, têm se empenhado para sensibilizar os governos no sentido de acolher estas reinvindicações que, se realizadas, garantiriam uma melhor tranquilidade daquelas centenas de alunos matriculados. Faço também minhas, professora Helena Sampaio, estes desejos para que um bom cristão (e não me veja com preconceito religioso) seja sensível a estas reclamações que vocês costumam fazer ainda com tanta tolerância e pondo nisso até muito afeto, que é como tratam a instituição. Aquelas palmeiras que tanto encanto trazem ao nosso espírito na visão do histórico Grupo, não podem morrer nessa velhice precipitada, mas devem ser alvo de um trabalho de revitalização, e se algumas já estão no irremediável caso, então que se replantem, restaurando esse encanto. É necessário, professora Helena, restaurar a concepção primitiva de suas proteções, não como sinal desse saudosismo que por vezes alegamos e queremos justificar, pois vivemos novos e tumultuados tempos que precisam garantir a salvaguarda da instituição na função tão meritória, dos dias atuais. Uma instituição tão importante como esta, na nossa realidade, ainda mais pela destinação que atualmente cumpre, pela educação especial a centenas de alunos, merece melhores atenções, e ao contrário, é o que nos choca, visitantes eventuais que adentramos suas portas tão apressadamente. No geral, constatamos que suas instalações se conservam quase intactas como se fiéis à primitiva concepção arquitetônica e instalações, a desconhecer o que se inovou ou o que se dispõe para tornar mais eficiente a missão educativa, agregando tecnologia e recursos educacionais. Grupo Padre Cícero, professora Helena Sampaio, ou como o denominamos depois de 2003, Escola de Ensino Infantil e Fundamental Padre Cícero merece esta atenção de cada um de nós, cidadãos desta cidade, e de modo particular, dos nossos gestores públicos. Bem sabemos que coisas como estas nem sempre são compreendidas pelos nossos homens públicos que preferem investir em coisas temporais e vistosas buscando dividendos eleitoreiros ocasionais. Insisto, como também é esta a sua marca, professora, para que não abramos mão das nossas prerrogativas de continuar cobrando da municipalidade uma atenção especial sobre o velho Grupo. Cumprimento-a nessa tarde, professora Maria Helena, para também manifestar o nosso apoio, pois isso também faz parte do nosso compromisso cidadão, e da missão digna que representa.
(Crônica lida durante o Jornal da Tarde, da FM Padre Cícero, Juazeiro do Norte, em 07.03.2016)