sábado, 13 de dezembro de 2014

BOA TARDE
Dou continuidade à publicação nesta página das pequenas crônicas que estão sendo lidas no Jornal da Tarde (FM Rádio Padre Cícero, 104,9 de Juazeiro do Norte) nos dias de segundas, quartas e sextas feiras, sob o título Boa Tarde para Você.

094: (12.12.2014) Boa Tarde para Você, Emmanuelle Monike Silva Feitosa

Ao cumprimentá-la nesta tarde, Monike, me deixe que faça neste instante e em louvor de nossa fraterna amizade, uma breve retrospectiva de sua trajetória profissional, apresentando-a aos seus telespectadores. E veja lá, quão pretensioso... Em 2008 Monike Feitosa bacharelou-se em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba, realizando uma monografia cujo título: A Trajetória da Ciência e da Tecnologia como Notícia da TV Regional, já anteciparia a sua bem vocacionada dedicação à profissão. Depois, por três anos, foi membro do Grupo de Pesquisa em "Mídia Regional - Ciência & Tecnologia na TV", naquela universidade. Em 2010, tornou-se Especialista em Redação Jornalística pela Universidade Potiguar, com a monografia “Comunicação & Sociologia no Meio Rural: O Caso do Assentamento Malhada no Semiárido Cearense”. No ano passado, Monike consagrou-se Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri, com a dissertação “Nordeste Rural: O Cariri se vê por Aqui? Um Estudo sobre a influência da TV no processo de Desenvolvimento Regional do Cariri”. Não obstante este valioso background de sua formação profissional, todos nós sabemos como Monike Feitosa trabalha como repórter na TV Verdes Mares Cariri, afiliada Rede Globo no Ceará, onde também produz e se apresenta nos noticiosos. Na atualidade é professora de Comunicação Social, na Universidade Federal do Cariri, nas disciplinas: Telejornalismo, Jornalismo na Internet, Semiótica da Comunicação e Metodologia de Pesquisa. Sua experiência profissional também passou por diversas empresas e instituições, como a Rádio Difusora da Liberdade, de Campina Grande; a Polícia Militar da Paraíba; a TV Paraíba, de João Pessoa; o Colégio Paraíso, e a Faculdade Leão Sampaio, de Juazeiro do Norte. Quando analisei a sua Dissertação de mestrado no ano passado, enchi-me de alegria com o capítulo que revisava o aparecimento da TV no Cariri, onde de modo particular, lá estava a dedicação, o entusiasmo e o serviço de Luiz Gonçalves Casimiro, meu pai, de cujo empenho nasceu aquela fase interessantíssima de captação das imagens da TV Jornal do Commércio, Canal 2 de Recife, ao tempo em que ainda era notável e emblemático também ouvir pelo rádio o “Pernambuco falando para o mundo”. Noutro dia, Monike, você me falou que estava retomando a ideia que lhe formulei e que teria ficado martelando em sua cabeça, para transformar parte de sua dissertação num livro sobre a chegada da TV no Cariri. Você bem sabe como me alegra saber que isto lhe interessa, a partir mesmo da narrativa histórica dos pioneiros, suas aventuras, alegrias e desenganos, quando não tínhamos, senão uma faixa estreita de 12 canais, em frequência tão limitada para a transmissão de sinais por repetidoras. Quanto aos seus efeitos em nossa região, já sabemos que não é possível por em apenas um livro, mesmo que alentado, toda a enorme contribuição desta mídia para o desenvolvimento mais recente do Cariri.

Por isso, Monike, e sem me alongar tanto neste contentamento, estimo e a estimulo para que se ponha novamente em campo e a caminho para alargar e detalhar esta história e seus efeitos, pois como um dos capítulos importantes desta nossa evolução, revisá-lo ainda nos será muito útil para refletir sobre a caminhada, o que já não é pouco. Afinal, daí a propriedade de como já nos advertia Mario de Andrade ao dizer: “Passado é lição para refletir, não para repetir”, e a TV que se vê por aqui, felizmente, a tirar por seu trabalho, não pode e não será o espelho da mesmice requentada de antigamente, por melhor que tenha sido.

(Crônica lida durante o Jornal da Tarde, da FM Padre Cícero, Juazeiro do Norte, em 12.12.2014)

NO BLOG DE FLÁVIO PINTO

Na quarta feira passada, quem acessou o blog de Flávio Pinto http://www.flaviopintonews.blogspot.com.br/ encontrou a seguinte nota: “A partir desta quarta-feira (10), sempre as segundas, quartas e sextas-feiras, esse blog passará a publicar a crônica do professor e escritor Renato Casimiro.  Sempre após sua leitura no programa Jornal da Tarde, sob o comando do jornalista João Hilário, na Rádio FM Padre Cícero, de Juazeiro do Norte, o leitor do blog poderá conferir na íntegra a crônica. Aqui deixo meu agradecimento ao companheiro João Hilário por tornar viável esse projeto.” Realmente houve este entendimento (Renato Casimiro e João Hilário) e com muito prazer autorizei que o texto fosse ali reproduzido. Agradeço, mais uma vez ao Flávio por esta sua atitude.

AINDA VAI SAIR?

No inventário da imprensa juazeirense, acervo que vimos realizando há quase 50 anos, encontramos de tudo e mais alguma coisa. Como é o caso de alguns periódicos que foram pensados, planejados e até executados com arte final para o número de estreia, mas, enfim, nunca saíram. Como é o caso deste Jornal Conexão Cariri. Em seu Blog, Beto Fernandes, ainda em 14.05.2014, escreveu o seguinte: Jornal Conexão Cariri: Integrando a região pela notícia: Está sendo lançada a primeira edição do Jornal Conexão Cariri com o firme propósito de ser mais um canal de comunicação social da região Sul do Estado. A missão do novo noticioso é promover mensalmente a divulgação dos principais fatos de cada cidade e região, mostrando suas potencialidades, mas também adversidade para o desenvolvimento. Com uma plêiade de profissionais coesa e comprometida leva até o leitor não apenas às notícias da Região Metropolitana, do Cariri Leste e Cariri Oeste, mas também de todo o Ceará e do país com reflexos diretos no desenvolvimento de nossa macrorregião. Com olhar atento propaga o desenvolvimento dos municípios nas diversas áreas como saúde, educação, assistência social, infraestrutura, economia e cultura e como o Cariri Cearense se destaca em todo o país. É um novo canal para retratar o novo Cariri com obras estruturantes que chegam como a UFCA, ampliação do Aeroporto Orlando Bezerra, etapa final do projeto de transposição das Águas do Rio São Francisco, Eixão das Águas, UPAS 24 horas, CEO’s, Policlínicas, Centro de Multiuso, Anel Viário e escolas profissionalizantes dentre outras. Observo que capitaneado através do comunicador popular Romão França, será também um veículo de comunicação onde em suas páginas encontramos muita utilidade pública e prestação de serviço com colunas assinadas por especialistas em diversas áreas como Direito, Saúde, Educação, Cooperativismo e Economia. O Conexão Cariri enfoca ainda temas palpitantes e crônicos da maior cidade interiorana do Ceará como mobilidade urbana, especulação imobiliária, desemprego, violência desenfreada, inexistência de saneamento básico, organização das romarias e precariedade no abastecimento de água e de iluminação pública dentre outros. Não basta apresentar os problemas, identifico que o jornal também pretende discutir as possíveis soluções. Que o informativo seja um espaço permanente de debates e soluções de todos os problemas. Viva o Cariri cearense e vida longa ao Jornal Conexão Cariri! (Atentos como somos, não vimos nem o primeiro número sair, e ainda estamos aguardando).