segunda-feira, 2 de julho de 2012

NOVAS DENOMINAÇÕES DE VIAS PÚBLICAS
Juazeiro do Norte continua crescendo e novas ruas estão sendo abertas e nomeadas em ações dos poderes executivos e legislativos. Frequentemente estamos lendo através do Diário Oficial do Município atos ali publicados que homenageiam diversos juazeirenses, natos ou adotivos, gente que deixou uma marca indelével para o desenvolvimento desta cidade. Relevamos as publicações mais recentes nas datas de 06 e 13.06.2012. Destas homenagens, confesso a minha ignorância em não identificar todos, reconheço especialmente a de algumas pessoas que conheci, como os casos da grande figura de Luiz Karimai, artista plástico de grandes méritos, ex-secretário de cultura de nossa cidade, falecido nesta cidade em 31.07.2010, de Marcos Pereira Temóteo, amigo e colega dos bancos escolares no Ginásio Salesiano dos anos 60, da professora Laura Pereira Romão, criatura adorável de tanta dedicação ao magistério, de dona Rosinha Xavier, comerciante do ramo de armarinho e presentes, de Beanora Gondim Pereira, senhora Aureliano Pereira da Silva, mãe de família exemplar, senhora de grandes predicados morais.  Citamos, a seguir, alguns dados extraídos das publicações para estas homenagens.
LEI N.º 3986 DE 30 DE MARÇO DE 2012: RUA LUIZ KARIMAI (MASSAKI KARIMAI), a rua localizada em frente ao Cemitério Público Municipal, no sentido Norte-Sul da Avenida Castelo Branco à Avenida 24 de Março, paralela a Avenida Humberto Bezerra. Autoria: José Tarso Magno Teixeira da Silva; Coautoria: Francisca Delian Pinheiro Matos.
LEI N.º 4004 DE 11 DE JUNHO DE 2012: RUA ANTÔNIO PEREIRA TEMÓTEO, a artéria pública que tem início na Avenida do Agricultor – CE 060 e término na Rua Geraldo Tavares Neves, com sentido Oeste/Leste, localizada entre as quadras “C”, “D” e “E” do Loteamento Mirante do Horto II, no Bairro Três Marias. Autor: José Adauto Araújo Ramos; Coautoria: Domingos Sávio de Morais Borges e Francisca Delian Pinheiro Neves.
LEI N.º 4005 DE 11 DE JUNHO DE 2012: RUA MARIA ODETE FEITOSA, a artéria projetada n.º 02, segunda paralela Sul à Rua Antônio Correia Celestino do Loteamento pertencente a AG IMOBILIÁRIA, com início na área não loteada e término na Rua Francisco Martins de Souza, sentido Leste/Oeste. Autoria: Domingos Sávio de Morais Borges.
LEI N.º 4006 DE 11 DE JUNHO DE 2012: AVENIDA ANA SARAIVA DE MENEZES, a artéria projetada n.º 01, 1.ª paralela Leste a Rua Francisco Martins de Souza do Loteamento pertencente a AG IMOBILIÁRIA, com início no prolongamento da Rua Oliveira Alves Fontes término na Avenida José Teófilo Machado, sentido Norte/Sul. Autoria: Domingos Sávio de Morais Borges.
LEI N.º 4007 DE 11 DE JUNHO DE 2012: RUA PEDRO FRANCISCO DE SOUSA (PEDRO DOS PASSARINHOS), a artéria pública que tem início na Avenida do Agricultor – CE 060 e término na Rua Geraldo Tavares Neves, com sentido Oeste/Leste, localizada entre as quadras “F”, “G”, “H” e “I” do Loteamento Mirante do Horto – II, no Bairro Três Marias. Autoria: José Adauto Araújo Ramos; Coautoria: Domingos Sávio de Morais Borges e Francisca Delian Pinheiro Neves.
LEI N.º 4008 DE 11 DE JUNHO DE 2012: RUA MARCOS PEREIRA TEMÓTEO, a artéria pública que tem início na Avenida do Agricultor – CE 060 e término na Rua Geraldo Tavares Neves, com sentido Oeste/Leste, localizada entre as quadras “D”, “E” e “F” do Loteamento Mirante do Horto – II, no Bairro Três Marias. Autoria: José Adauto Araújo Ramos; Coautoria: Domingos Sávio de Morais Borges e Francisca Delian Pinheiro Neves.
LEI N.º 4009 DE 11 DE JUNHO DE 2012: RUA WERVERSON SOARES MARINHO, a artéria projetada n.º 03, terceira paralela Sul à Rua Antônio Correia Celestino do Loteamento pertencente a AG IMOBILIÁRIA, início na área não loteada e término na Rua Francisco Martins de Souza, sentido Leste/Oeste. Autoria: Domingos Sávio de Morais Borges.
LEI N.º 4010 DE 11 DE JUNHO DE 2012: RUA PROFESSORA LAURA PEREIRA ROMÃO, a artéria pública que tem início na Rua João Rodrigues Pereira e término na Rua Pedro Francisco de Sousa, com sentido Sul/Norte, localizada entre as quadras “G” e “H” do Loteamento Mirante do Horto – II, no Bairro Três Marias. Autoria: José Adauto Araújo Ramos; Coautoria: Domingos Sávio de Morais Borges e Francisca Delian Pinheiro Neves.
LEI N.º 4011 DE 11 DE JUNHO DE 2012: RUA FRANCISCO COSTA DE OLIVEIRA, a artéria projetada n.º 01, primeira paralela Sul à Rua Antônio Correia Celestino do Loteamento pertencente a AG IMOBILIÁRIA, com início na área não loteada e término na Rua Francisco Martins de Souza, sentido Leste/Oeste. Autoria: Domingos Sávio de Morais Borges.
LEI N.º 4012 DE 11 DE JUNHO DE 2012: RUA ROSA GONÇALVES XAVIER DE OLIVEIRA (DONA ROSINHA XAVIER), a artéria pública que tem início na Avenida do Agricultor – CE 060 e término na Rua Geraldo Tavares Neves, com sentido Oeste/Leste, localizada entre as quadras “A” e “B” do Loteamento Mirante do Horto – II, no Bairro Três Marias. Autoria: José Adauto Araújo Ramos; Coautoria: Domingos Sávio de Morais Borges e Francisca Delian Pinheiro Neves.
LEI N.º 4016 DE 12 DE JUNHO DE 2012: ALAMEDA BEANORA GONDIM PEREIRA, a artéria pública que tem início na Rua Antônia Pereira da Silva e término na Rua José Fernandes Pereira, com sentido Leste/Oeste, localizada entre as quadras “03” e “10” do Desmembramento do Loteamento Mirante do Horto – I, no Bairro Três Marias. Autoria: Francisca Delian Pinheiro Matos; Coautoria: Domingos Sávio de Morais Borges.
LEI N.º 4017 DE 12 DE JUNHO DE 2012: RUA JOSÉ MARCOS ALVES DE LIMA (MARCOS RUFINO), a artéria pública que tem início na Rua João Rodrigues Pereira e término na Rua Pedro Francisco de Sousa, com sentido Sul/Norte, localizada entre as quadras “H” e “I” do Loteamento Mirante do Horto – II, no Bairro Três Marias. Autoria: Domingos Sávio de Morais Borges.
LEI N.º 4018 DE 12 DE JUNHO DE 2012: RUA LÍDIA GONDIM PEREIRA, a artéria pública que tem início na Avenida do Agricultor – CE 060 e término no terreno não loteado pertencente à empresa Skada Construções Ltda – ME, com sentido Leste/Oeste, localizada entre as quadras “07” e “08”, “02” e “09”, “04” e “11” e “05” e “12” do Desmembramento do Loteamento Mirante do Horto – I, no Bairro Três Marias. Autoria: Francisca Delian Pinheiro Matos; Coautoria: Domingos Sávio de Morais Borges.
LEI N.º 4019 DE 12 DE JUNHO DE 2012: RUA ANTÔNIO FRANCISCO DE ALENCAR, o prolongamento da artéria pública de mesmo nome que tem início na Rua Maria Auriciélia Oliveira, com sentido Norte/Sul, localizada entre as quadras 3-A e 3-B do Loteamento Bela Vista, no Bairro Planalto. Autoria: José Adauto Araújo Ramos.
LEI N.º 4020 DE 12 DE JUNHO DE 2012: RUA MARIA LOPES DA SILVA, o prolongamento da artéria pública de mesmo nome, que tem início da Avenida Lindalva Rodrigues Bezerra e término na Rua José Caetano do Salgadinho, com sentido Norte/Sul, localizada entre as quadras “F” e “G”, “H” e “I” do Loteamento José de Melo – II, 2.ª Etapa, no Bairro Salgadinho. Autoria: Francisca Delian Pinheiro Matos; Coautoria: Domingos Sávio de Morais Borges.
LEI N.º 4021 DE 12 DE JUNHO DE 2012: RUA PEDRO FLOR PAULO, a artéria localizada ao Norte com terras de Hilton Granjeiro; ao Sul com a Rua Augusto Dias de Oliveira; ao Oeste com a Gleba 02 – C6 e ao Leste com a Rua Manoel Coelho de Alencar, no Bairro Betolândia, nesta cidade. Autoria: Cícero Roberto Sampaio de Lima; Coautoria: Domingos Sávio Morais Borges.
NOVOS CIDADÃOS JUAZEIRENSES
O Diário Oficial do Município também publicou diversas concessões de honrarias de Cidadania Juazeirense, pelos relevantes serviços prestados à comunidade: RESOLUÇÃO N.º 618 DE 15 DE MAIO DE 2012, que concede Título Honorífico de Cidadão Juazeirense, ao Tenente Coronel HERVANO MACÊDO JÚNIOR, Comandante do 2.º BPM. Autoria: Ronaldo Gomes de Lira; Coautoria: Glêdson Lima Bezerra e Cícero Roberto Sampaio de Lima; Subscrição: José de Amélia Júnior, Domingos Sávio de Morais Borges, José Tarso Magno Teixeira da Silva, Firmino Neto Calú, José Nivaldo Cabral de Moura, José Adauto Araújo Ramos, Antônio Ferreira dos Santos, Rubens Darlan de Morais Lobo, Maria de Fátima Ferreira Torres e Mirantércia Rodrigues Castelo Branco Sampaio.
RESOLUÇÃO N.º 620 DE 31 DE MAIO DE 2012, que concede Título Honorífico de Cidadão Juazeirense ao Senhor FRANCISCO DEUZINHO DE OLIVEIRA FILHO. Autoria: José de Amélia Júnior. Coautoria: Glêdson Lima Bezerra e Cícero Roberto Sampaio de Lima. Subscrição: José Tarso Magno Teixeira da Silva, José Adauto Araújo Ramos, Firmino Neto Calú, Ronaldo Gomes de Lira (Ronnas Motos), Domingos Sávio de Morais Borges, Antônio Ferreira dos Santos, José Nivaldo Cabral de Moura, Maria de Fátima Ferreira Torres e Francisca Delian Pinheiro Matos.
RESOLUÇÃO N.º 621 DE 31 DE MAIO DE 2012, que concede Título Honorífico de Cidadão
Juazeirense ao FREI RAIMUNDO BARBOSA FILHO. Autoria: Cícero Roberto Sampaio de Lima. Subscrição: José Tarso Magno Teixeira da Silva, José Adauto Araújo Ramos, Glêdson Lima Bezerra, José de Amélia Júnior, Firmino Neto Calú, Ronaldo Gomes de Lira (Ronnas Motos), Antônio Ferreira dos Santos, José Nivaldo Cabral de Moura, Maria de Fátima Ferreira Torres e Francisca Delian Pinheiro Matos.
RESOLUÇÃO N.º 622 DE 12 DE JUNHO DE 2012, que concede Título Honorífico de Cidadão Juazeirense ao ilustre Advogado LUCIANO ALVES DANIEL. Autoria: Ronaldo Gomes de Lira (Ronnas Motos). Coautoria: Cícero Roberto Sampaio de Lima e Francisca Delian Pinheiro Matos. Subscrição: José Tarso Magno Teixeira da Silva, Domingos Sávio de Morais Borges, José Adauto Araújo Ramos, José de Amélia Júnior, Firmino Neto Calú, Antônio Ferreira dos Santos, José Nivaldo Cabral de Moura, Maria de Fátima Ferreira Torres e Mirantércia Rodrigues Castelo Branco Sampaio.
RESOLUÇÃO N.º 623 DE 12 DE JUNHO DE 2012, que concede Título Honorífico de Cidadão Juazeirense ao Ilustre Jornalista CÍCERO GOMES BATISTA LÚCIO, pelos relevantes serviços prestados à esta comunidade. Autoria: José Tarso Magno Teixeira da Silva. Coautoria: Glêdson Lima Bezerra e Francisca Delian Pinheiro Matos. Subscrição: José Adauto Araújo Ramos, José de Amélia Júnior, Firmino Neto Calú, Ronaldo Gomes de Lira (Ronnas Motos), José Nivaldo Cabral de Moura e Cícero Roberto Sampaio de Lima.
CULTURA: ENTRE VIVOS E MORTOS

O Diário Oficial do Município também publicou a LEI Nº 4003, DE 06 DE JUNHO DE 2012 que Institui o Plano Municipal Decenal de Cultura da Cidade de Juazeiro do Norte, seus princípios, objetivos, diretrizes e programas estratégicos para a gestão cultural 2012 a 2022. O mesmo ato contempla a constituição de uma COMISSÃO ESPECIAL DO PLANO MUNICIPAL DE CULTURA composta por: Antônio Figueiredo, Ciceu, Ciço Gnomo, Cícero Romão dos Santos, Dedé do Halley, Erí Menezes, Fátima Morimitsu, Fernandes Nogueira, Francisco Di Freitas, Francisco Renato Sousa Dantas, Íris Tavares, Geraldo Menezes Barbosa, Gil Grangeiro, Glória Maria Ramos Tavares, Hélio Ferraz, Joaquina Carlos, Jean Nogueira, Luilson Barros, Luiz Fidélis, Luis Karimai, Maestro Josimar Melo, Mestra Assunção Gonçalves, Mestre Bigode, Mestra Ciça do Barro Crú, Mestra Dona Tatai, Mestra Maria Cândido, Mestra Margarida Guerreira, Mestra Maria do Horto, Mestre Maurício, Mestre Manoel Graciano, Mestre Miguel, Mestra Nair Silva, Mestre Pedro Bandeira, Mestre Raimundo de Brito, Mestre Sebastião Cosmo, Mestre Stênio Diniz, Orivaldo Batista, Professor Benício, Vanderley Pecokvsk, Zé Virgílio, Zizi. O que me chamou a atenção foi a inclusão nesta Comissão de algumas figuras notáveis (nomes em vermelho) de nossa cultura, mas que, infelizmente, já não estão entre os vivos.