quinta-feira, 12 de abril de 2012

12.04.2012
JORNAIS ESCOLARES
No nosso trabalho de indexação de jornais que circularam e ainda circulam na cidade de Juazeiro do Norte, temos registrados muito casos de jornais escolares, ou mesmo de jornais vinculados a instituições educacionais. Ultimamente, eles tem sido fundados com relativa profusão. No último comentário que fizemos nesta coluna, mencionamos três casos de novos jornais: Impacto Educacional, Salesianos´s news e Jornal Paraiso. Por estes dias encontramos mais um, já na sua 5ª. Edição e uma referência sobre a sexta tiragem. Trata-se do Jornal O Futuro de Portas Abertas. Seu aparecimento não é uma ação isolada, até mesmo no Estado do Ceará. Sua editoração está veiculada ao Portal do Jornal Escolar, que é uma iniciativa da ONG Comunicação e Cultura (Fortaleza). No seu site, esta organização conta sua história:
Em 1987, os fundadores da organização receberam da Associação de Moradores do Mucuripe, em Fortaleza, uma solicitação muito especial: colaborar para a publicação do jornal da comunidade. Este fato desencadeou prolongadas pesquisas e uma série de ações envolvendo mídia impressa popular. Durante este período, o Comunicação e Cultura acompanhou o trabalho de mais de 30 grupos de editores no estado do Ceará. Em junho de 1991, foi lançado o programa Jornais Comunitários Associados, com o objetivo de facilitar a publicação de jornais populares editados nos bairros da Região Metropolitana de Fortaleza. Nasce oficialmente a ONG Comunicação e Cultura. Em 1994, a instituição passou a priorizar o trabalho no contexto escolar, considerando a comunicação e a liberdade de expressão como ferramentas importantes para o aprimoramento dos processos pedagógicos e para a própria mudança institucional da escola pública. Em junho deste mesmo ano, foi implantado o programa Clube do Jornal, que apóia a publicação de jornais estudantis editados com autonomia por adolescentes do ensino médio. A atuação nas escolas foi ampliada em 1998 com o Primeiras Letras, que viabiliza a publicação de jornais escolares com textos e ilustrações dos alunos do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano. Cada escola tem seu próprio jornal, que é publicado várias vezes ao ano. Em 1999, a instituição foi contemplada com o Prêmio Itaú-UNICEF Educação & Participação, na categoria Ações Complementares à Escola, a mais alta distinção nacional para ONGs, nessa área. Com o objetivo de difundir o jornal juvenil pela cidade e democratizar os meios de comunicação em Fortaleza, em 2007, foi criado o programa “Jornais Juvenis Associados”. A iniciativa promove a formação de 20 grupos juvenis dispostos a produzir jornais comunitários como instrumentos de expressão jovem e mobilização comunitária.
O SESC, através do seu Departamento Regional no Ceará é um dos parceiros desta ONG. Daí porque evoluiu a opção de criar um jornal para os alunos do Educar SESC – Juazeiro do Norte. Os dados deste novo título que passaremos a indexar são:

Jornal O Futuro de Portas Abertas
Jornal dos Alunos de Educar SESC – Juazeiro do Norte. O jornal é editado com o apoio do Portal Jornal Escolar (www.jornalescolar.org.br); Endereço: Rua da Matriz, 223; Gerente da Unidade SESC-Juazeiro do Norte: Paulo Damasceno; Coordenação do Jornal: CarolinaTatyana Paiva Rocha; Diagramação: Edinizia Maria Cardoso; Revisão: João Mendes Possiano; Impressão: Comunicação e Cultura em parceria com o Centro de Apoio à Comunicação Popular; Dimensões:21,0cm x 29,7cm; Periodicidade: mensal; Tiragem: 324 exemplares; Distribuição gratuita e dirigida;
ANO (I): (6 edições)
I(1):07.2011, 4p                                 I(2):08.2011, 4p                                 I(3):09.2011, 4p
I(4):10.2011, 4p                                 I(5):11.2011, 4p                                 I(6):12.2011, 4p